Olá, aqui Silvia Palas, a tua Mentora/Terapeuta Favorita😉.Hoje a reflexão é sobre:
*O que eu senti que fez a diferença em mim, na hora de sentir real mudança e a partir daí poder começar a ver diferenças na minha vida, de sentir paz, alegria, confiança?*
Foi ter consciência dos meus mecanismos e passar a saber como operar de um outro lugar.
Eu passei, como todos seguramente, várias fases, mas desde que me lembro além do sentimento de "o que raio estou aqui a fazer" e de "ninguém me entende" passei uma vida a tentar entender-me.
Um desejo ávido de fazer diferença e de VIVER.
Mas as limitações, as dores, as crenças, os ganhos emocionais iam colocando-se no caminho, a sensação de eu não poder dizer o que sentia e "sabia" de forma inata porque alguém viria "mandar calar", "inferiorizar", "desvalorizar", "que sou uma pirralha mal educada que não respeita os adultos", a sensação de que algo melhor ou maior não era para mim, "filha não é para nós, não podemos", etc etc etc.
Atenção, comparando com tantas vidas que tenho acompanhado eu sei que de alguma forma fui muito amada e até privilegiada, tenho uma família maravilhosa, mas estas mensagens foram percebidas de formas bem intensas que carreguei a vida inteira.
Então tenho a sensação que tudo o que fui fazendo tanto a nível académico como a nível pessoal eram uma tentativa em última análise de me entender.
Fui estudando e trabalhando na saúde mental, fazendo cursos atrás de cursos e ao mesmo tempo terapias atrás de terapias à espera de que algo me catapultasse de onde eu estava (baixa autoestima, relações que me faziam sentir menor e descartável, transtorno alimentar, relação horrível com o meu corpo, escassez),
para um lugar onde eu me sentisse bem comigo e com o meu corpo, me sentisse merecedora, me sentisse amada, abundante.
Todas as coisas iam aliviando, pequenas fichas iam caindo, mas eram coisas isoladas entre si e eu não entendia o fio condutor de tudo isto.
Naturalmente pessoas maravilhosas entraram na minha vida e outras nem tanto, mas quando entendi realmente a raiz de tudo isto, integrei anos de estudo e busca quase desesperada deste o ocidente ao oriente, passando pela mecânica quântica e pela psicanálise e sei lá mais o quê, mas quando me vi ao espelho, entendi como tudo isto funciona (dentro das limitações do que realmente se pode aferir), tive real coragem de soltar e olhar de frente os meus mecanismos, aí dentro de mim algo mudou e dentro de mim passaram a existir mais certezas e foi exactamente aí quando amigas de anos que me conheciam pessoal e profissionalmente diziam que eu estava diferente, que sentiam confiança e sentiam vontade de trabalhar comigo.
Isto não foi porque eu fiz mais um curso, mas foi porque integrei e mudei dentro de mim de tal forma, que fora de mim essa certeza, essa confiança passou a ressoar.
E atenção, continuo a ter os meu "monstros" a aparecer de vez em quando, não vou dizer que é fácil, dissolver todas as dores, este Ego que quer lutar, atacar, defender, ter razão, este cérebro reptiliano que luta pela sobrevivência, mas felizmente temos um cérebro superior e com a consciência de como temos vindo a operar e com auto observação fica muito mais fácil.
Quer dizer que posso ajudar todas as pessoas?
Quer dizer que eu posso ser um instrumento para quem estiver disposta e preparada a fazer o trabalho comigo e até onde a pessoa deixar e permitir, sei bem que há muita gente que não está,(digo isto sem absoluto julgamento), as pessoas têm os seus momentos e fases e chegará o momento de todos.
E como todas as outras pessoas foram para mim diferentes contribuições em momentos diferentes eu posso ser mais uma "etapa" no processo e caminho de uma pessoa.
Mas atentem para o autoengano (o Ego tem mecanismos incríveis para nos manter no lugar).
Partilho os meus processos para que possam entender que não estão sozinhos e que TODOS temos os nossos demónios e desafios mas que sim podemos curar e ultrapassa-los.
Tornamos estes demónios tão reais e enormes que nos atrofiam, mas quando olhamos de frente para eles, são só um monte de areia que se destrói com um toque de um dedo e no final de contas só dá vontade de rir.
A consciência faz isto.🤗
Cuida-te com muito Amor…
E se ninguém te disse hoje..
Eu AMO-TE 💓
*PALLAS Project*
A Consciência de Saber quem Sou
0 comentário